Fernando Sarmento Biografia

Fernando Sarmento

Nasceu em Sanza Pombo, Angola, em 1970.

Em 1997, terminou o Bacharelato em Artes Decorativas na área do Design de Mobiliário, da Escola Superior de Artes Decorativas, da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, em Lisboa.

Em 2001, concluiu a licenciatura em Expressões Artísticas Integradas em Educação, da Escola Superior de Educação Jean Piaget, em Almada.

Em 1994, participou numa residência de Artistas, onde desenvolveu trabalho nas áreas de pintura, escultura, desenho, performance e instalação, na cidade de Poznan, na Polónia.

Em 2003, foi bolseiro na “XXXI Experiência Sargadelos” onde desenvolveu um projecto de escultura na Galiza, Espanha.

Em 2004, participou como artista convidado na X edição da “ Beca Alfonso Ariza”, onde desenvolveu um projecto de escultura e Instalação na Rambla, em Cordoba, Espanha.

Venceu o prémio de Escultura na Bienal Joaquim Afonso - Museu de Cerâmica de Sacavém, nas edições de 2006 e 2008.

Em 2010, inicia o seu “Projecto de Artista” no Museu Nacional de Arqueologia, propondo o diálogo entre as suas peças e os espaços museológicos. Enquanto artista plástico, tem vindo a desenvolver trabalho nas áreas da escultura e instalação.

Enquanto artista plástico, tem vindo a desenvolver trabalho nas áreas da escultura e instalação. 

Desde 1996, lecciona escultura e pintura cerâmica na Escola Artística António Arroio, em Lisboa.

Em 2015,  organizou e foi curador da Residência Ibérica de Cerâmica  no Museu Nacional do Azulejo, com o apoio da Mostra España.

Em 2016, assumiu o cargo de vice-presidente da F4 – Associação de Imagem e Cultura.

Em 2016 representa Portugal no evento “Argillá”, Faenza, Itália. Fernando Sarmento alia, hoje, à sua carreira académica, a intervenção plástica apresentando regularmente o seu trabalho em galerias e museus nacionais.

Contactos:

sarmefermento@gmail.com